Ônibus param de rodar no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, após protesto por morte de jovem
10/02/2025
(Foto: Reprodução) Coletivos foram atravessados em pista durante manifestação, na segunda-feira (10). Serviço foi restabelecido na manhã desta terça (11). Ônibus voltam a circular em bairro de Salvador após protesto
Os ônibus do transporte público de Salvador deixaram de circular no bairro de Tancredo Neves, na tarde de segunda-feira (10), após a ocorrência de um protesto. O serviço foi restabelecido na manhã desta terça (11).
O motivo do ato foi a morte de um adolescente de 17 anos, que foi baleado em uma ação policial. A Polícia Militar (PM) afirma que ele teria trocado tiros com agentes. Já a família nega.
Durante a manifestação, dois coletivos que passavam pelo local foram atravessados na pista. Os passageiros e rodoviários foram obrigados a deixar os veículos. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), os ônibus operavam as linhas 1142 – Cabula VI x Ribeira R2 e 1247 - Estação Ímbui/Árvoredo X Est.Pirajá Via Narandiba.
Após a ação, o terminal foi transferido para a região do Cabula. O serviço foi restabelecido por volta das 7h30 desta terça após o policiamento ser reforçado no bairro.
Ônibus pararam de rodar no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, após protesto por morte de jovem
Reprodução/Redes Sociais
O que dizem familiares e vizinhos
O adolescente foi identificado como Gustavo Batista dos Anjos, que é natural de Minas Gerias. Ele morreu na última sexta-feira (7).
Testemunhas contam que o rapaz voltava do trabalho de carro, quando foi abordado por policiais militares, e teria demorado para parar o veículo porque não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo os moradores, Gustavo só encostou ao chegar perto de casa, mas foi baleado. Familiares dizem que os agentes não perguntaram nada, apenas atiraram.
Ferramentas que o rapaz usava no trabalho de mecânico, além do celular e de um valor em espécie foram levados, aponta a família.
Outro jovem estava com Gustavo no carro e foi preso. Moradores dizem que os dois eram inocentes.
Gustavo Batista dos Anjos morreu durante ação policial
Arquivo Pessoal
O que diz a PM
Em nota, a PM informou que agentes da 23ª Companhia Independente (CIPM) faziam rondas na região, quando receberam denúncias de que suspeitos estariam roubando e fazendo manobras perigosas.
"Com base em informações referentes às características do carro e dos ocupantes, buscas foram iniciadas e o veículo encontrado, fugindo diante da aproximação dos militares. Durante o acompanhamento, os agentes flagraram diversos materiais sendo atirados da janela do veículo, que, ao adentrar a rua paraíba, colidiu com um poste", diz um trecho da nota.
Em seguida, conforme informou a corporação, as pessoas no veículo teriam atirado na direção dos PMs, que revidaram. "Após o confronto, um indivíduo foi encontrado ferido, sendo socorrido para o Hospital Roberto Santos, onde não resistiu aos ferimentos". O outro foi preso.
A PM disse ainda que com os dois foram apreendidos um revólver 38, um carregador para 9mm e munições de calibres 38, 9mm e 12, além de porções de cocaína e haxixe, que foram encaminhadas, juntamente com o suspeito preso, para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde o caso foi registrado.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻